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terça-feira, 2 de outubro de 2012

Didática

Educação paraJosé Carlos Libaneo

O magistério se caracteriza nas atividades de ensino das matérias escolares criando uma relação recíproca entre a atividade do professor (ensino) e a atividade de estudo dos alunos (aprendizagem) criar esta unidade entre ensino e aprendizagem é o papel fundamental dos processos de ensino na escola, pois as relações entre alunos, professores e matérias são dinâmicas. A aprendizagem está presente em qualquer atividade seja casual ou especifica, podemos aprender de diversas formas, tanto em atividades casuais, quanto na escola. Está claro que o acúmulo de informações advindas de cursos, seminários etc. não tem sido eficazes em levar o professor a refletir e consequentemente renovar sua prática, este esquema tradicional de formação do magistério encara o professor como alguém que tem pouco a dar, mas que por outro lado tem muito o que aprender. A suposição é que a interferência em sua formação prévia garantirá por si só a atuação afetiva em sala de aula e, só assim, garantirá ao aluno uma aprendizagem mais significativa. È muito importante que o professor saiba planejar suas aulas para que as mesmas tornem-se mais dinâmicas e divertidas.
Segundo( Libâneo p.222) “A ação de planejar, portanto se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é, antes, a atividade consciente  de previsão das ações docentes fundamentadas em opções político pedagógicos, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas (isto é, a problemática social econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais e a comunidade, que interagem no processo de ensino.”

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